Obtenga más información Sobre el Uso del Hiperboloide de la Fonoaudiología

É importante saber que o equilíbrio entre os músculos da mastigação e da expressão, com os músculos da língua e dos lábios precisa ser mantido, tan...

É importante saber que o equilíbrio entre os músculos da mastigação e da expressão, com os músculos da língua e dos lábios precisa ser mantido, tanto em repouso como em função.

Os maus hábitos bucais prejudicam este equilíbrio; como:

  • respiração bucal;
  • sucção de dedo e/ou chupeta;
  • mastigação unilateral, morder objetos, ranger os dentes;
  • deglutição com língua incorreta (entre os dentes, ou empurrando os mesmos).

Nas sessões de fono, entre as diversas técnicas que usamos para a reeducação da motricidade oral, temos o Hiperboloide, que pode ser usado em exercícios de mastigação, deglutição e respiração.

O respirador bucal apresenta musculatura hipotônica (flácida), e geralmente não tem o hábito de mastigar adequadamente, se alimentando rápido e engolindo de forma inadequada.

A sucção de dedo e/ou de chupeta, anteriorizam a postura da língua, muitas vezes, interferindo na dicção da fala.

A deglutição com a língua entre os dentes, ou sobre eles, alteram a posição dentária.

A mastigação unilateral pode desequilibrar a musculatura interna das bochechas, afetar a mordida dentária; o mesmo acontecendo com o hábito de morder objetos.

O ranger os dentes é uma atividade chamada Bruxismo, geralmente ocorre durante o sono, e é comum em pessoas ansiosas, tensas, depressivas, muito estressadas; dependendo de cada pessoa e de sua sensibilidade, a carga energética nervosa, extrapola para a boca, que é a parte mais sensorial do corpo humano. O Briquismo (apertamento dos dentes superiores com os inferiores) também pode correr.

Os exercícios com o Hiperboloide podem minimizar ou eliminar vários fatores citados, e com auxílio de outros exercícios de motricidade oral, além de muitas vezes, o uso de aparelho para a harmonia entre mandíbula e maxila, indicado pelo especialista em Ortodontia ou em Ortopedia Funcional dos Maxilares, enfim um trabalho conjunto, onde os nossos conhecimentos são aplicados visando proporcionar ao paciente, de um modo geral, os meios afim de que ele possa alcançar, de acordo com suas possibilidades, o melhor rendimento possível.  

 

Em pesquisas feitas, os exercícios com Hiperboloide também propiciam: diminuição de cáries; melhora na halitose (mau hálito); melhora na gastrite e no refluxo gastro-esofágico, e até na azia, pois estimula a produção da saliva, tornando-a mais alcalina.

Há pesquisas também de diminuição do estado de ansiedade e da tensão emocional.

Confira mais informações sobre o Hiperboloide na seção Tratamentos do website.

 

Dra. Suely Loureiro D’Angelo

Dra. Suely Loureiro D’Angelo tem experiência em fonoaudiologia. No currículo possui cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão Universitária na UNIFESP/Escola Paulista de Medicina, na Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na USP e no Conselho Regional de Fonoaudiologia – 2ª Região

Entre em contato: suely.fono@uol.com.br

#Hiperboloide #Fonoaudiologia #RespiraçãoBucal #Bruxismo #MastigaçãoUnilateral #DeglutinaçãocomLínguaIncorreta

Buscar nuestro sitio

Carro

Su carrito actualmente está vacío.

Spanish
ES