March 7, 2017
February 13, 2017
January 23, 2017
August 18, 2016
December 17, 2015
October 16, 2015
July 7, 2015
June 24, 2015
Posts Recentes
BRUXISMO, DIFERENÇA ENTRE OS DIURNOS E NOTURNOS
July 7, 2015

O Bruxismo é uma desordem motora oral, podendo ocorrer durante o sono ou durante o dia, e o indivíduo pode apertar o dentes e/ou ranger os dentes.
É comum me perguntarem as características de um indivíduo com bruxismo diurno e de um com bruxismo noturno, assim, resolvi fazer este post explicando, de maneira resumida, as diferenças com embasamento científico de uma ótima revista da área.
Vamos lá:
O bruxismo diurno (ocorre em pessoas acordadas) é o resultado de tensão emocional e desordens psicosociais, as quais forçam o indivíduo ficar, por um tempo prolongado, com os músculos mastigatórios contraídos.
Em bruxistas noturnos, foi observado um complexo de resposta de excitação do sistema nervoso central (SNC), o que ocorre durante as mudanças na profundidade do sono e é acompanhado por movimentos corporais grosseiros, o aparecimento de complexos K no electroencefalograma, um aumento do ritmo cardíaco, alterações respiratórias, vasoconstrição periférica, e aumento da actividade do músculo.
Para considerar que um indivíduo seja um bruxista norturno, ele deve apresentar, pelo menos durante 5 noites da semana, sons de ranger e/ou apertar o dente, nos últimos 6 meses. Ainda, esse indivíduo passar por um exame clínico, o qual observa-se o revestimento dentário, se há fadiga e/ou dor no músculos mastigatórios ao acordar e hipertrofia do músculo masseter.
Geralmente, o bruxistas noturnos realizam o ranger e apertar do dentes, enquanto os bruxistas diurno realizam o apertar dos dentes.
Para considerar um bruxista diurno, ele deve exibir, pelo menos durante 5 dias da semana, o apertamento dos dentes, sendo válido os últimos 6 meses. Pode apresentar tensão muscular e fraqueza durante o dia, e dor e fadiga nos músculos masseter e temporal.
Por ser uma patologia multifatorial, é necessário avaliar fatores psicosociais, assim o questionário mais usado é o Symptom Checklist-90-Revised (SCL-90-R), adaptado e validado para o uso no Brasil.
Referências Bibliográficas:
http://link.springer.com/article/10.1007/s00784-010-0492-9
(caso queiram o artigo na integra, entre em contato: vitorpezolato@hiperboloide.com.br).


